terça-feira, 15 de maio de 2012

Atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado.

O professor regente da sala de recursos multifuncional tem como base as seguintes atribuições:
    1. Manter parceria com os gestores e demais profissionais da escola;
    2. Proporcionar formação de gestores, educadores e demais profissionais da escola na Perspectiva de uma Educação Inclusiva utilizando os momentos de HTCs; em comum acordo com o coordenador pedagógico.
    3. Possibilitar espaços de discussão com os demais professores da unidade escolar, bem como professores dos alunos atendidos de outras unidades quando houver(em dias e horários a definir), estabelecendo metas comuns relativas ao aluno em questão.
    4. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
    5. Orientar quanto as estratégias já utilizadas nas Salas de AEE, buscando junto ao professor regente do ensino regular novas estratégias;
    6. Orientar os professores da sala regular sobre as TAs (Tecnologias assistivas) para favorecer o aluno no aprendizado do seu dia-a-dia possibilitando adequação especifica para cada caso.
    7. Elaborar e executar Plano Individual do AEE, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
    8. Participar dos conselhos de classe das salas de aula regular dos alunos atendidos quando houver possibilidade e necessidade.
    9. Participar da orientação e apoio às famílias dos alunos, junto aos gestores da escola; sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
    10. Realizar avaliação inicial (observação e registro no plano de AEE), manter avaliação contínua bimestralmente com relatório descritivo, relacionando ao Plano de AEE.
    11. Planejar os atendimentos e manter registro conforme orientações; encaminhando os relatórios quando necessário;
    12. Participar de reuniões junto à secretaria, com finalidade de orientações, troca de saberes, suportes técnicos, encaminhamentos etc.
    13. Agendar reuniões, bimestralmente, com os pais dos alunos atendidos.
    14. Encaminhar o aluno para atendimento específico no ambito da saúde, quando houver necessidade (oftalmologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiátra, terapia ocupacional, fisioterapia, etc.).
    15. Estabelecer, sempre que pertinente parceria com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
    16. Realizar, caso tenha interesse, os cursos ofertados pela Secretaria de Educação visando formação continuada e aprimoramento da qualidade do Atendimento Educacional Especializado.
    17. Manter a Coordenação do AEE atualizada sobre listagem de alunos atendidos, freqüência (mensal) e possíveis desligamentos.
    18. Promover e garantir a participação dos alunos atendidos em todos os ambientes e ações escolares que fazem parte da integração bio psico social do aluno, tais como: intervalo, excursões, atividades esportivas e culturais.
    19. Manter a organização e manutenção da sala de atendimento junto aos gestores da Unidade Escolar.
    20. Orientar a ADI quanto ao atendimento e na confecção de materiais e outros trabalhos.
    21. Solicitar transporte escolar junto aos gestores.

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